30 de set. de 2015

Trabalhos de escolas estaduais se destacam em Feira de Ciências e Tecnologia


Campo Grande (MS) – Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Armazém Cultural recebeu a Feira de Ciências e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec), evento organizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que, em linhas gerais, objetiva fomentar o uso da pesquisa como ferramenta motivadora do processo educacional do estudante por meio do desenvolvimento de atividades de iniciação científica nos ensinos fundamental, médio e técnico integrado de nível médio.
A Rede Estadual de Ensino teve expressiva participação este ano na Fecintec, com 40 trabalhos selecionados pertencentes às escolas estaduais José Maria Hugo Rodrigues, Polo Francisco Cândido de Rezende, Professora Fausta Garcia Bueno, Professor Henrique Ciryllo Correa, Riachuelo e Teotônio Vilela, produzidos nas áreas contempladas na Feira: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar.
É importante destacar a postura dos estudantes da Rede Estadual durante a Feira, compreendendo que a prioridade é a busca pelo conhecimento, sendo as premiações uma de suas consequências. São resultados que transpõem as medalhas, pois possibilitam mudança de ideais e objetivos a partir de vivências de situações de aprendizagem de maneira eficaz e motivadora.
As escolas estaduais conquistaram 13 premiações: primeiro lugar no ensino fundamental, categoria Ciências Exatas e da Terra; primeiro lugar no ensino médio, categoria Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; primeiro lugar no ensino médio, categoria Multidisciplinar; Escola destaque; e Orientador destaque.
Clique aqui e leia mais

23 de set. de 2015

Encerramento do Curso 
Introdução a Educação Digital

No período de 03/05 a 21/09 foi realizado o curso de Introdução a Educação Digital – 60 horas, com tutoria das Professoras Multiplicadoras: Cleusa, Maria Aparecida e Maria Madalena.
Os encontros presenciais aconteceram nas dependências do NTE de  Naviraí.

O Curso “Introdução a Educação Digital” tem como objetivos:

·                    Conceituar tecnologia: se mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade;
·                    Analisar o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;

·                    Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos com­putadores.


Encerramento da Oficina 

“Webfólio - Utilizando blogs como

ferramenta avaliativa na prática 

pedagógica”


Foi realizada, no período de 25/05 a 30/06, a Oficina “Webfólio - Utilizando blogs como ferramenta avaliativa na prática pedagógica” – 20 horas, com tutoria dos Professores Multiplicadores Émerson, Márcio e Maria Aparecida.

A Oficina “Webfólio - Utilizando blogs como ferramenta avaliativa na prática pedagógica” tem  como objetivo geral: Capacitar os professores da educação infantil para a construção, atualização de blogs,  como ferramenta avaliativa e norteadora das práticas pedagógicas em sala de aula.