15 de ago. de 2014

NTE de Naviraí realiza uma WebConferência  sobre a Oficina TV Escola: Videoteca Digital Educacional


Os Multiplicadores Émerson, Maria e Madalena, do NTE de Naviraí, realizaram no dia 14/08, por meio de uma WebConferência, uma capacitação para os PROGETECs e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Estaduais e Municipais sob a jurisdição deste NTE sobre a Oficina TV Escola: Videoteca Digital Educacional.
A OFICINA TV ESCOLA: VIDEOTECA DIGITAL EDUCACIONAL  tem com objetivo principal trabalhar com recursos audiovisuais visando contribuir com o aprendizado dos educandos, a partir de aulas mais dinâmicas utilizando a Programação, o KIT DVDs e, o acervo da Videoteca da TV Escola.
Além de disponibilizar estes recursos organizados por disciplinas num blog para que os professores tenham acesso com mais facilidade.
Para quem deseja conhecer o acervo de materiais publicado, basta acessar este link para ter acesso ao blog.

PROJETO SABÃO


Fazer sabão ecológico é uma das alternativas para mostrar aos alunos como é possível produzir sabão em casa, com uma receita simples, ingredientes fáceis, e ainda preservar o meio ambiente, pois sua fabricação recicla óleos e gordura de cozinha. 
A fabricação de sabão requer cuidados especiais. Deve-se respeitar as quantidades dos ingredientes e os procedimentos descritos na receita.
Atenção com a soda cáustica: quando misturada com água, ela libera muito calor, podendo causar lesões na pele. Se ingerida, destrói as vias digestivas e pode matar. O uso de luvas e máscara é imprescindível.
Recomenda-se o uso de recipientes e colheres de madeira e o acompanhamento de um adulto.

Receita

Ingredientes
5 litros de óleo; 1 litro de água; 1 litro de soda cáustica; 1 copo de álcool.

Preparo
Misture todos os ingredientes, exceto a água, em uma vasilha de plástico. Coloque a água quente aos poucos. Mexer durante 30 minutos com um pedaço grande de madeira (um cabo de vassoura, por exemplo). Despejar em recipiente de madeira ou papelão forrado com plástico grosso. Cortar no dia seguinte.

A Direção, Coordenação e os Professores parabenizam pelo grande empenho  dos alunos envolvidos do PROJETO SABÃO.


11 de ago. de 2014

3º ENCONTRO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

No dia 25 e 26/07  de 2014 aconteceu na E.E.31 de Março o 3º Encontro do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, os professores fizeram várias atividades, e assistiram vídeos com base nos textos estudados. A Orientadora do curso professora Perpétua Eloisa Urbieta conduziu os estudos com vários debates e coloções dos professores, no final foi feita uma avaliação por parte dos professores participantes.


ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO – JUTI/MS
REPASSE DO DIÁRIO ONLINE


No dia 30/07 de 2014 aconteceu na E.E.31 de Março o repasse sobre o diário online onde os professores puderam visualizar o diário e com apresentação de vídeo aula produzida pelo NTE-Navirai-MS foi transmitida para todos os participantes. O repasse foi apresentado pela PROGETEC, Direção e Coordenação Pedagógica.