30 de set. de 2013

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí 
promove capacitação técnica e pedagógica sobre a utilização da Lousa Digital para os PROGETECs e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais


Os Multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Fernando, Madalena, Maria e o Técnico Rodrigo ministraram a Oficina Explorando os Recursos da Lousa Digital.  Com carga horária de 20 horas, sendo 08 horas presenciais e 12 horas à distância aos PROGETECs e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais de Juti, Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi, Japorã distrito de Jacarei e Itaquiraí.

A Oficina aconteceu no dia 27/09 e foi ministrada nas dependências do Núcleo de Tecnologia Educacional. Esta Oficina visa capacitar os PROGETECs e Coordenadores Pedagógicos para que possam ter maior praticidade e eficácia quanto ao uso da Lousa Digital e posteriormente repassa-la e assessorar os professores regentes.

De acordo com a avaliação dos participantes e ministrantes a oficina proporcionou momentos de interação e aprendizado. Instruindo quanto à parte técnica e mostrando as diversas possibilidades de utilizar mais este recurso que contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem.





26 de set. de 2013

  1. NTE de Naviraí promove capacitação técnica e pedagógica sobre a utilização da Lousa Digital para os PROGETECs e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais de Naviraí


Os Multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Fernando, Madalena, Maria e o Técnico Rodrigo ministraram a Oficina Explorando os Recursos da Lousa Digital.  Com carga horária de 20 horas, sendo 08 horas presenciais e 12 à distância aos PROGETECs e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais de Naviraí.
A Oficina aconteceu no dia 25/09 e foi ministrada nas dependências do Núcleo de Tecnologia Educacional. Esta Oficina visa capacitar os PROGETECs e Coordenadores Pedagógicos para que possam ter maior praticidade e eficácia quanto ao uso da Lousa Digital e posteriormente repassa-la e assessorar os professores regentes e coordenadores pedagógicos de sua escola.
De acordo com a avaliação dos participantes e ministrantes a oficina proporcionou momentos de interação e aprendizado. Instruindo quanto à parte técnica e mostrando as diversas possibilidades de utilizar mais este recurso que contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem.






Repasse da Oficina sobre:

O uso pedagógico da Lousa Digital na


E.E. Antonio Fernandes de Naviraí



No dia 14 de setembro na Escola Antonio Fernandes de Naviraí aconteceu o repasse da Oficina sobre o uso pedagógico da Lousa Digital, ministrada pela PROGETEC Dayane Costa com o auxílio da Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Naviraí, Maria Ap. Pereira dos Santos Ribeiro.
Esta oficina teve como objetivo orientar os professores em relação ao uso desta ferramenta tecnológica para o desenvolvimento de suas metodologias educacionais com a participação ativa dos alunos em desafios, simulados, exercícios, revisão entre outras atividades.

Veja as fotos e a notícia na íntegra:


19 de set. de 2013

Prêmio Gestão Escolar


A EE Paulo Freire de Iguatemi é uma das finalistas do Prêmio Gestão Escolar.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) realizou na tarde desta terça-feira (17) a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar para as seis escolas finalistas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

 “O prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por meio da identificação de ações bem executadas por gestões participantes. A cada ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boa gestão se difundam e ganhem dimensão maior”, ressaltou Profª Nilene Badeca.

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí parabeniza  toda comunidade da EE Paulo Freire de Iguatemi por mais esta conquista.

Veja a noticia na íntegra:


11 de set. de 2013

Repasse da Oficina sobre 
o uso pedagógico da Lousa Digital na 
EE Juracy Alves Cardoso de Naviraí


No dia 06 de setembro na Escola Estadual Juracy Alves Cardoso de Naviraí aconteceu o repasse da Oficina sobre o uso pedagógico da Lousa Digital, ministrada pela PROGETEC Lilian C. Gimenes Pucker Gomes com o auxílio da Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Naviraí, Maria Madalena Ribeiro Moleiro e do Professor de matemática Thiago Dezinho.

Esta oficina teve como objetivo orientar os professores em relação ao uso desta ferramenta tecnológica para o enriquecimento de suas atividades educacionais em sala de aula.







Veja as fotos e a noticia na íntegra:

9 de set. de 2013

NTE de Naviraí inicia curso: Redes de Aprendizagem


Nos dias 02 de setembro, Iniciou o Curso Redes de Aprendizagem – 40 horas, sendo uma turma em Naviraí e Eldorado com tutoria de Maria Aparecida e outra turma em Mundo Novo e Paranhos com Tutoria de Rodrigo Nascimbeni. O curso terá duração de 03 meses.

O Curso “Redes de Aprendizagem” tem como objetivos gerais:
•        Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
•        Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e, em especial, como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
•        Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

O Curso está dividido em três unidades:
Unidade 1: Cultura midiática e escola
Unidade 2: Cultura das redes – mapeamentos fundamentais
Unidade 3: Mídias Sociais e Escola – caminhos para a cidadania.


Bom curso a todos!!!




3 de set. de 2013


OFICINA

USO PEDAGÓGICO DO TABLET


Autores: Nelci Hasper, Cleusa Maria Sarturi Pereira, Émerson Luiz de Oliveira, Marcio Albino

Colaborador: Rodrigo Nascimbeni


NAVIRAÍ/MS
AGOSTO/2013
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


INSTITUIÇÃO: NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí

DIRETOR: Mauricio Candido

OFICINA: USO PEDAGÓGICO DO TABLET
COORDENADORES: Nelci Hasper  - hasper_nelci@hotmail.com, Cleusa Maria Sarturi Pereira cm_sarturi@hotmail.com, Émerson Luiz de Oliveira emersonloliveira@hotmail.com, Marcio Albino juracyprofmarcio@hotmail.com.
COLABORADOR: Rodrigo Nascimbeni- nascimnbeni80@hotmail.com

PÚBLICO ALVO: PROGETEC (Professor Gerenciador das Tecnologias Educacionais e dos Recursos Midiáticos) de todos os municípios jurisdicionados ao NTE (Naviraí, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.


LOCAL: NTE- Núcleo de Tecnologias Educacionais

DATA: 23/08/2013

HORÁRIO: 7h – 11h (matutino) e 13h – 17h (vespertino)

CARGA-HORÁRIA: 20h –Modalidade híbrida (8h  presenciais + 12h  à distância)

CERTIFICAÇÃO: Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.



OFICINA PARA USO PEDAGÓGICO DO TABLET

EMENTA: Instalação de aplicativos pelo Play Store (Droid VNC, ultraNVC Wiver, KRFB, Play Livros...). Exploração do office para Android (kingsoft office). Jogos pedagógicos. Exploração dos recursos multimídia. Navegação na internet.


OBJETIVO: Utilizar o tablet e seus aplicativos como recurso tecnológico e midiático para ensinar de forma inovadora.

METODOLOGIA: Depois da apresentação e manuseio do tablet, serão instalados os aplicativos a serem explorados no decorrer da oficina, por meio de jogos, edição de texto, navegação na internet, pesquisa de voz, filmagem e fotografia, entre outros, conforme  roteiro a seguir:
  1. Oração: Nelci

  1. Ginástica laboral: PROGETECs  César e Lilian

3.      Mensagem de Reflexão:
Apresentação do vídeo “ON ou OFF”. De que lado você está?
Reflexão sobre o vídeo: É possível desfrutarmos de todos os recursos das tecnologias (ON) e preservarmos o lado humano (OFF)?

  1. Tutorial do tablet educacional:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=24095
Informações Adicionais: O vídeo mostra as características do tablet educacional: acessórios, desbloqueio, parte física e principais controles de navegação.
      Na sequência, os cursistas irão manusear o tablet de modo a conhecer os recursos nele existentes e conectarem-se à internet.

5.      Localização, acesso, pesquisa, download e instalação de aplicativos pelo Play Store:
 - King Soft Office – Editor de textos
Baixar e utilizar o aplicativo: 1- Abrir um documento do editor de textos e digitar o texto indicado. 2 – Salvar este documento para depois enviar por email.  
- Instalar o aplicativo Swype (TouchPal Keyboard) para escrever deslizando  o dedo.
- Play Livros – Explorar o acervo do MEC Mobilidade e outros.
6.      Baixar e usar aplicativos do Play Store (jogos, Show do milhão, livros de história e outros;

7.      Bluetooh: Atividade
a)      Ativar o recurso: Configurações/Blutooth/Lig
b)      Passar uma foto para um amigo. Utilizar para isso o aplicativo VNC ou cabo micro USB.
8.      Explorar a Câmera: Atividade.
Fotografia: Formar grupos e andar pelas imediações e tirar algumas fotografias com o propósito de registrar:
A)    Meio ambiente
B)    Natureza
C)    Arquitetura
D)    Autorretrato usando a câmera frontal
E)     Transformar as imagens em uma apresentação de slides.
  1. Explorar a câmera de Vídeo.
Fazer um vídeo de no máximo dois minutos utilizando apenas o tablet para filmar

a)      Registrar uma apresentação criativa de todos os integrantes do grupo (música/encenação);
b)      Registrar uma contação de história ou piada;

10.  Aplicativos: Baixar e instalar o aplicativo:
DROID VNC – Aplicativo para transmitir o que vê na tela do tablet para um notebook ou computador onde tenha o programa (abaixo) instalado.
Tarefa: Baixar, instalar e explorar o aplicativo.

Tutorial: anexo 01

ULTRA VNC WIEVER – Programa a ser baixado e instalado no computador que exibirá a tela do seu tablet. Pode ser encontrado em sites como Superdowloads ou Baixaki.

Tutorial: anexo 01

  1. Navegação na Internet
Dicas de configuração e desbloqueio do tablet
a)      Entrar no Manual do usuário (Mesmo disponível no tablet como aplicativo no espaço inicial)

  1. Pesquisa de voz: Utilizar o recurso Google voice para pesquisar.
a)      Sugestão de palavras para verificar o reconhecimento: Vou para a escola; Estou de férias; sapato; vitrola; careca...

  1. Resetar o tablet
- Segura a tecla – (menos) e liga o tablet  (segura até aparecer a mensagem UpGrade)
-  Soltar os botões
- Navega pelos botões volume + e – 
- Acessar a opção WIPE Data/Factory Reset
- Aperta o botão ligar (ok)
- Vai pela seta em Yes (aperta novamente o botão ligar)
- Reboot Sistem (now)
- Botão ligar (ok)

  1. Avaliação da oficina.

Atividade à distância – 12h/a

  1. Acessar o formulário “oficina de tablet”, pelo blog do NTE e deixar duas sugestões de aplicativos para serem utilizados com o tablet. Acesse:https://docs.google.com/forms/d/18g2AlDw0rGj0bRSlyF6EwYvHU1SpywjFIPR0v6KM7rk/viewform?edit_requested=true
Visite o portal do professor, em Espaço da aula, acesse Sugestões de Aulas, digite “tablet” e encontre sugestões para montar uma aula em sua área de conhecimento, utilizando-se do tablet. Publique no Portal do professor <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html>.  Envie o link e a aula para a multiplicadora Cleusa.

REFERÊNCIAS