30 de nov. de 2012


Escola Estadual Vinícius de Moraes realiza

projeto alusivo ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de Novembro de 2012, ocorreu, nas dependências da Escola Estadual Vinícius de Moraes, de Naviraí-MS, A exposição do Projeto  “Dia da Consciência Negra - Contribuição africana para a formação do país”. Coordenado pelos professores: Sandra Nascimbene, Maria Conceição de Souza, Elisangela Custódio Faura Retisine, Fernanda Regina de Oliveira da Silva, Fabrício da Rocha Bressa, Nair Delgado do Amaral e Aline Gabriela Gonçalves (Gerenciadora da STE). Destacando a importância da participação da cultura africana na formação da cultura brasileira, através de exposição de maquetes, culinária, dança. vestuário e de objetos os quais foram apresentados para a comunidade escolar.
O projeto foi um sucesso, porque além da proporcionar a interação entre alunos e professores em todas as ações, houve um ganho considerável em termos de aprendizagem, pois o projeto teve como base um tema relevante, que é parte do referencial pedagógico, e deve ser amplamente discutido no âmbito escolar.
Parabéns à escola pela discussão desse tema tão relevante a todos nós!!




19 de nov. de 2012



Escola Estadual Eldorado, promove a
3ª Festa da Família


A Escola Estadual Eldorado, do município de Eldorado, visando sempre o bem estar e a aprendizagem dos estudantes, realizou a 3ª Festa da Família, com objetivo de promover a integração entre a comunidade escolar, pais, professores, estudantes, direção e funcionários e compartilhar ações do processo de ensino-aprendizagem decorrente da prática pedagógica.

Trabalhos artísticos como dança, teatro e expressão plásticas realizados durante o ano, foram apresentados para as famílias no domingo (11). Após as apresentações do período matutino, a escola serviu um almoço com preço acessível para que todos pudessem degustar da comida e compartilhar o momento familiar. O período vespertino contou com salgados, refrigerantes e show de prêmios.
O projeto mais uma vez alcançou seus objetivos de valorização e conscientização dos estudantes da importância da união e compreensão entre familiares e a participação dos pais na rotina escolar de seus filhos, aprofundando conhecimentos sobre respeito, cultura, atitudes e valores. Se a escola cria espaço para a participação dos pais, favorecendo uma relação de confiança dos pais com a escola, é certo que isso vai refletir no desenvolvimento físico, intelectual e emocional de cada criança, desse modo a escola passa a cumprir seu papel de instituição transmissora não só de saberes formais, mas de saberes informais repassados pela família na escola. Portanto, a parceria entre família e escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de cada indivíduo.



14 de nov. de 2012


Olimpíada de Língua Portuguesa terá representantes da Escola Estadual José Juarez Ribeiro De Oliveira

No dia 27/11/2012, a professora Alessandra Aparecida e a aluna Patrícia Rafaela estarão embarcando para Belo Horizonte, onde ficarão até 30/11/2012. As mesmas são semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012 e estarão representando a Escola José Juarez, bem como o município de Itaquiraí, com o gênero Artigo de Opinião.
Todos os alunos dos 2º e 3º anos dessa unidade escolar participaram das oficinas da OLP envolvendo o gênero. Produziram vários artigos de opinião até chegar no tema envolvido na Olimpíada: “O lugar onde vivo”. O texto a ser apreciado pelas comissões teriam que envolver uma polêmica baseado nesse tema. Feito todo o trabalho, um texto foi escolhido pela comissão escolar e enviado à comissão municipal. E esse artigo foi da aluna Patrícia Rafaela, aluna do 3º ano B.
O texto da aluna passou pela etapa escolar, municipal e estadual. Sendo, nessa última etapa um dos quatro melhores do estado. Irá para Belo Horizonte concorrer em nível regional, quiçá, será finalista, concorrendo a nível nacional.
O artigo de opinião escrito por ela gira em torno da polêmica do desmatamento ou não do bosque municipal que fica dentro da área urbana do município e, atualmente, deixou de ser área de lazer para ser “moradia” de usuários de entorpecentes.

7 de nov. de 2012

PROJETO EDUCAÇÃO PARA

SUSTENTABILIDADE

No dia 31 de Outubro de 2012 ás 09h 50min, ocorreu nas dependências da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, na cidade de Naviraí-MS, a Exposição do Projeto Educação para Sustentabilidade, coordenado pelos Professores Rodrigo Almeida Silva ( Biologia), Wesley Aparecido e Edileusa (Sociologia) e Edileusa Camargo da Silva (Gerenciadora da STE),  onde os alunos do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental apresentaram experimentos voltados a Sustentabilidade, teve ainda o apoio da Direção e Coordenação Pedagógica.





6 de nov. de 2012


Provas do SAEMS começam hoje




A Secretaria de Estado de Educação (SED), realiza hoje (6), e amanhã, nos três períodos, a Avaliação Estadual Externa de Desempenho (SAEMS) para estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º (quando houver) anos do ensino médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática. Nas escolas do interior de Mato Grosso do Sul, a aplicação do teste de Matemática acontece na quinta-feira (8).
Em Navirai 4 escola estão participando do processo avaliativo, Eurico Gaspar Dutra, Presidente Medici, Antonio Fernandes e Vinicius de Moares.



A realização desse processo avaliativo tem por finalidade aferir e acompanhar a qualidade do ensino em Mato Grosso do Sul, refletir sobre o direcionamento dos recursos, além de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre o desempenho dos estudantes, as quais permitem, também, que os gestores escolares tenham uma análise que favorecerá na definição de suas políticas pedagógicas de aprimoramento interno
Em virtude da natureza peculiar e da especificidade que o trabalho com a avaliação em larga escala requer, a SED priorizou os profissionais das unidades escolares como importantes colaboradores para coordenar os trabalhos e aplicar os testes do SAEMS, garantindo, dessa forma, qualidade e confiabilidade nos resultados.
Os aplicadores foram treinados em todas as unidades escolares que oferecem o ensino médio, pelos coordenadores do SAEMS de cada escola, nos três turnos, com aula programada apenas para os professores envolvidos no processo avaliativo.