31 de mai. de 2012


Governador André Puccinelli faz entrega 

dos prêmios aos alunos da jurisdição do 

NTE de Naviraí


O Governador André Puccinelli e sua comitiva composta pela Secretária Estadual de Educação, Professora Maria Nilene Badeca da Costa, deputados estaduais e federais, entre outras autoridades, estiveram em Naviraí, no dia 28/05/2012 para procederem a entrega dos 823 prêmios aos alunos da rede Estadual que obtiveram os melhores desempenhos no ano de 2011. A entrega dos prêmios também foi marcada pela presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais de educação, diretores das escolas estaduais e outras autoridades da região.
A premiação faz parte do Programa Escola para o Sucesso e, neste ano, foram distribuídos tablets, netbooks e bicicletas, respectivamente para 1º, 2º e 3º lugares, aos alunos que obtiveram o melhor desempenho, computadas as notas e a freqüência durante o ano letivo de 2011.
Após o pronunciamento o Governador se retirou para outros compromissos políticos e a equipe do NTE de Naviraí juntamente com a equipe da SED – Secretaria Estadual de Educação/MS fizeram a entrega dos prêmios aos alunos das Escolas Estaduais de Naviraí, Juti, Itaquiraí, Eldorado/Morumbi, Japorã, Iguatemi e Mundo Novo.






25 de mai. de 2012


Divulgado o Edital do Enem 2012.  inscrições começam na segunda

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que 6 milhões de pessoas se inscrevam até 15 de junho.O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Acesse aqui.






21 de mai. de 2012


Gestores escolares são qualificados por meio do Progestão Online



No última dia 18, os tutores dos municípios de Aquidauana, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas participam do segundo encontro da capacitação do Progestão Online, curso a distância em ambiente virtual para liderança escolar, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Instituto Razão Social, no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), de Campo Grande.

Lançado em 2009 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Instituto Razão Social, o Progestão Online é uma extensão para a internet do programa Progestão - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, de formação continuada para gestores escolares que atuam em escolas públicas. O objetivo é ampliar a participação das secretarias estaduais e municipais de educação, disponibilizando mais oportunidades de acesso, aprendizado e interação das equipes escolares participantes.
A presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou a excelência do programa. “A gestão escolar é uma das linhas de ação do Consed e as novas tecnologias são um instrumento importante e eficiente no processo de aprendizagem”, avaliou.
Tanto o Progestão quanto o Progestão Online foram concebidos com base em cinco pressupostos que balizaram o conteúdo e a metodologia: paradigma da gestão focada no sucesso da aprendizagem dos alunos e na melhoria do seu desempenho; gestão democrática da escola pública, privilegiando os processos de participação dos vários segmentos da comunidade no Projeto Pedagógico da escola; programa comum, para assegurar um padrão de qualidade na formação dos gestores, e flexível, para se adequar às necessidades e diversidades das escolas do país; formação continuada, em serviço, articulada à prática cotidiana dos gestores, tendo por base resultados de pesquisa prévia realizada junto a escolas públicas; formação voltada para o desenvolvimento de competências profissionais e concebida como elemento impulsionador do aprender a aprender, da autocapacitação, do aprender a fazer coletivo e da formação de redes entre gestores e escolas.  
O curso terá duração de um ano, com no mínimo três encontros presenciais nos polos de Aquidauana, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande e os participantes contarão com tutoria individual e coletiva.

Fonte: SED MS

17 de mai. de 2012


A Escola Municipal Marechal Rondon 
desenvolveu o Projeto: 
TODO MUNDO TEM ALGUÉM PRA CHAMAR DE MÃE

O projeto foi desenvolvido pela professora da STE Gabriela Prevedel do período vespertino, juntamente com alguns professores de 1º ao 9º ano, coordenação e direção, com o intuito de trabalhar dentro de várias disciplinas com o tema Dia das Mães, por ser um tema muito abrangente o professor pode explorar dentro de sua disciplina alguma homenagem ou até saber mais sobre como foi criado o dia das mães, como é ser mãe, e o mais importante que é o reconhecimento da mãe na família e na sociedade.
O projeto criou situações de ensino aprendizagem que possibilitam o aluno a pensar em sua mãe enquanto pessoas humanas dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e duvidas e poder com isso, tornar o Mundo delas bem melhor.
Durante o projeto foi confeccionado lembranças e cartões para presentear às mães, produzido um vídeo feito com os alunos da escola para homenagear às mães, leitura de textos e poesias  enfatizando o tema Mãe, produção de textos com o tema Mãe, enfeites dos murais com as produções dos alunos, os alunos assistiram palestras na internet sobre como é ser mãe desde a fecundação ao nascimento do bebe e sobre gravidez na adolescência, montaram slides sobre o assunto e apresentaram na forma de seminário, entrevistaram mães da escola e com os dados da entrevista montaram gráficos para apresentação.


16 de mai. de 2012


Prêmio Gestão Escolar 2012


Prosseguem abertas, até o dia 01/06/2012, as inscrições para a 13ª edição do Prêmio Gestão 2012.
Podem participar as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Médio Integrado das redes Estaduais e Municipais.

Para inscrever a escola, basta acessar http://pge.consed.org.br/pge/index.php?  e preencher com as informações solicitadas.
Anexar documentos e fotos que demonstrem os processos de gestão.

Veja aqui o tutorial de acesso ao ambiente:

15 de mai. de 2012


NTE esteve presente no encontro para divulgação dos Boletins Pedagógicos 
das escolas estaduais do MS

            No dia 10/05/2012, a multiplicadora Nelci Hasper esteve em Dourados representando o NTE de Naviraí no encontro promovido pela Secretaria Estadual de Educação-SED.
            A realização desse evento faz parte de uma proposta da SED que, durante o mês de maio, estará divulgando os resultados do último SAEMS, realizado em novembro do ano passado.
            Na ocasião, as escolas de Naviraí e de Mundo Novo também estiveram presentes por meio da direção, coordenação pedagógica e de área e professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries participantes do SAEMS, além dos gerenciadores das tecnologias educacionais e dos recursos midiáticos desses municípios.
            O encontro serviu para a divulgação dos Boletins Pedagógicos de desempenho dos alunos das escolas estaduais, referentes ao Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS) do ano de 2011. 
            Além disso, foi um momento importante para a discussão dos resultados, bem como para o replanejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula,  a serem definidas pelas escolas envolvidas no processo de avaliação. A partir deste encontro, a unidade escolar definirá metas no sentido de atacar os pontos frágeis em cada uma das disciplinas: português e matemática, com vistas a obterem melhor resultado no desempenho dos alunos.  
     

9 de mai. de 2012


Foram prorrogadas as Inscrições para o Projovem Urbano

Através de Nota técnica, o Ministério da Educação alterou o calendário 2012 do Projovem Urbano.   
Em Naviraí, as inscrições ainda podem ser feitas na Escola Municipal José Carlos da Silva no Jardim Paraíso  e/ou no NTE-Núcleo de Tecnologia Educacional.
Entenda como funciona o Projovem Urbano:
 Para pessoas entre 18 e 29 anos
 Conclusão do Ensino Fundamental em 18 meses;
 Qualificação inicial para o mercado de trabalho;
 Desempenho de sua cidadania por meio de ações sociais;
 Conhecimento de informática;
 Material didático;
 Bolsa auxílio de R$ 100,00 (cem reais);
 Acolhimento de seus filhos de zero a oito anos, enquanto você estuda;
 Aulas diferenciadas, com troca de conhecimentos e experiências;
 Acessibilidade e profissionais qualificados.


Para você que deseja dar prosseguimento aos estudos, é uma ótima oportunidade. Por isso, dirija-se a um dos endereços acima e faça sua inscrição no PROJOVEM URBANO!

NTE de Naviraí realiza Curso sobre PDDE

Professores, coordenadores e funcionários das escolas das Redes Estadual e Municipal de Naviraí estão participando de  curso sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O curso está sendo ministrado pela tutora Nelci Hasper, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). Os cursistas terão de cumprir oito horas presenciais e mais 32 horas à distância, na plataforma Moodle.

Entenda o que é o PDDE

O PDDE é parte do cursos realizados pelo Formação pela Escola - um programa de formação continuada na modalidade à distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas em execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE.

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial, mantidas por entidades sem fins lucrativos, como as Associações de Pais e Professores (APPs).

O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos conforme o número de alunos no censo escolar do ano anterior ao do repasse.
Fonte: Nelci Hasper e Cleusa Sarturi