Foi realizada no dia 12 de julho no período matutino e vespertino na sala de reunião da Gerência de Educação, Cultura e Esportes, a Oficina Pedagógica com os temas Folclore e Dia do Estudante, para os Coordenadores e professores das salas de tecnologia da REME.
Apresentando como sugestão o Projeto Folclore: Resgatando Culturas, para ser trabalho com alunos da pré escola ao 5º ano, e, o Projeto Semana do Estudante: Valorizando e Conscientizando nossos educandos, para ser trabalhado com alunos do 6º ao 9º ano.
A mesma foi conduzida pelos Multiplicadores do NTE Márcio Albino, Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e pela Gerente de Núcleo de Educação Dagmar Santelli.
PROJETO Folclore: Resgatando Culturas
IDENTIFICAÇÃO
Denominação do Projeto:
Folclore: Resgatando Culturas
Órgão Coordenador e Órgão executor
Nome da Escola..................................
Idealização e Elaboração:
Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e Márcio Albino
Período de realização do Projeto:
16 a 22 de agosto
Responsáveis pela execução:
Coordenação e Professores STE
Público Alvo:
Alunos da pré escola a 5º ano
Duração:
Uma semana
Justificativa:
O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor.
Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.
Objetivos:
-Identificar a importância cultural do folclore
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-Motivar produções artísticas individuais e coletivas
-Despertar gosto pelas musicas e danças culturais
Metodologia
O projeto Folclore: resgatando a cultura será desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série:
Pré-escola
Músicas folclóricas
- Ciranda Cirandinha: Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...
- Nesta Rua: Nesta rua, nesta rua, tem um bosque...
- Fui no Tororó: Fui no Tororó beber água não achei...
- Cai Cai Balão: Cai cai balão, cai cai balão na rua do sabão...
- Boi da Cara Preta: Boi, boi, boi, boi da cara preta...
- Terezinha de Jesus: Terezinha de Jesus deu uma queda foi ao chão...
Desenvolver atividades com cantigas:
- Explorar o sites
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7597 http://criancas.uol.com.br/atividades/para-colorir---folclore.jhtm
- Assistir os vídeos de cantigas na STE
· Cantar
· Brincar de roda no pátio
· Ilustrar a cantiga
E sempre ressaltando o Folclore.
1º ANO:
Brincadeiras folclóricas
Amarelinha
CABO DE GUERRA
PASSAR ANEL
CABRA-CEGA
ESCONDE- ESCONDE
Atividades antes de brincar:
· Explorar sites
· Pintar desenho da brincadeira
· Escrever nomes das brincadeiras
· Pesquisar com pais e avós tipos de brincadeiras de sua infância
· Brincar no pátio da escola
2º ANO:
Adivinhações
Atividades a ser desenvolvidas:
· Explorar os sites
· Explorar os sites
http://criancas.uol.com.br/atividades/para-colorir---folclore.jhtm
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7597
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7597
· Leitura das adivinhações
· Ilustração das adivinhações
3º ANO:
Parlendas e Travas -línguas
Atividades para desenvolver com Parlendas e travas-linguas:
Atividades para desenvolver com Parlendas e travas-linguas:
- Apresentação do Folclore através de vídeo http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk
- Exploração dos sites
· Leitura e interpretação de Parlendas e travas línguas
· Ilustração
Sempre ressaltando o folclore
4º ANO:
Receitas de comidas folclóricas
· Pé de Moleque
· Bolo de Batata Doce
· Bolo de Fubá
· Quindim
· Mungunzá
· Canjica
· Pamonha
· Maria Mole
· Feijoada
· Pão de Queijo
· Churrasco
· Arroz de Carreteiro
Atividades para ser desenvolvidas:
· Apresentação do Folclore através de vídeo http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk
· Explorar os sites
http://www.estudamos.com.br/ortografia/folclore.php
· Pesquisar as receitas na STE
· Montar livros de receitas
5º ANO:
Lendas Folclóricas
Lendas Folclóricas
Saci-Pererê
Curupira
Mula-sem-cabeça
Boitatá
Lobisomem
IARA
Atividades para ser desenvolvidas:
- Apresentação do Folclore através de vídeo http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk
· Explorar os sites
· Pesquisar as lendas na STE
· Leitura
· Dramatização ( dividir a turma em grupo para estar fazendo a dramatização de uma lenda)
As turmas terão 04 dias para desenvolver as atividades propostas.
Após o desenvolvimento das atividades os professores deverão selecionar as
melhores atividades para exposição no mural que será feito especialmente
para esse Projeto.
Para encerramento do projeto: Alunos reunidos no pátio da Escola:
As turmas terão 04 dias para desenvolver as atividades propostas.
Após o desenvolvimento das atividades os professores deverão selecionar as
melhores atividades para exposição no mural que será feito especialmente
para esse Projeto.
Para encerramento do projeto: Alunos reunidos no pátio da Escola:
ENCERRAMENTO DO PROJETO:
· Alunos reunidos no pátio da escola para APRESENTAÇÃO:
1. Pré – Escola: Uma música
2. 1º ANO: Uma brincadeira
3. 2º ANO: Três adivinhações
4. 3º ANO: Duas parlendas e duas trava-línguas
5. 4º ANO: nomes das receitas/figuras de pratos
6. 5º ANO: Dramatização de duas lendas
Nesse dia se convida pais, alunos e professores para o encerramento.
OBS. Pode se oferecer algum prato típico no dia como CANJICA, PIPOCA.
PROJETO Semana do Estudante: Valorizando e Conscientizando nossos Educandos
Denominação do Projeto:
Semana do Estudante: Valorizando e Conscientizando nossos Educandos
Órgão Coordenador e Órgão executor
Nome da Escola........
Idealização e Elaboração:
Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e Márcio Albino
Período de realização do Projeto:
Semana da Estudante
Responsáveis pela execução:
Coordenação e professor da STE
Público Alvo:
Alunos de 6º ao 9º ano
Duração:
Uma semana
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Sabendo que desde os primeiros anos de vida, ainda bem pequenos, uma função certa do ser humano é ser estudante. Desde cedo já na busca pelo saber e assim se vão abrindo novos horizontes que o mundo e principalmente a escola apresenta a esses indivíduos.
No inicio se deparam com a convivência com outras pessoas, as primeiras brincadeiras, lições. Para uns uma fácil tarefa, para outros um caminho longo a ser trilhado.
Reconhecendo o valor de cada educando, cabe a escola ressaltar a valorização e formação de cidadania dos mesmos.
E como no dia 11 de agosto se comemora o Dia do estudante, data que se para lembrar-se desse ser que é parte essencial para existência da escola, vamos por meio desse projeto ressaltar a sua importância e também valorizar, conscientizar e oportunizar momentos que se sintam valorizados e respeitos.
OBJETIVO GERAL
Valorizar e reconhecer o papel do Estudante como elemento fundamental para existência da Escola, proporcionando momentos de reflexão e descontração aos mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar e promover situações de reflexão sobre o ser estudante;
- Fortalecer os vínculos entre Estudantes e a escola,
- Conscientizar sobre a importância das escolhas certas para ser um vencedor,
- Debater sobre temas que envolva o estudante
Metodologia
O Projeto Semana do estudante: valorizando e conscientizando nossos educandos será realizado por dia, durante a semana que antecede o dia do estudante.
O professor da STE fará parceria com professores docentes das disciplinas de língua portuguesa, artes e ensino religioso.
Juntamente com a coordenação preparar um mural para exposição das atividades desenvolvidas no projeto.
Publicação das atividades no Blog da escola
1ª Atividades a ser desenvolvidas por ano
Série/ ano | Atividades na STE | Atividades em Sala de aula |
6º ANO |
| * Em sala de aula produzir frases ilustradas com a palavra ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção |
7º ANO |
| * Em sala de aula produzir Acrósticos com o titulo DIA DO ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção |
8º ANO |
| * Em sala de aula produzir slogan com o titulo DIA DO ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção |
9º ANO |
| * Em sala de aula produzir carta enigmática sobre o dia do estudante Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção |
OBS. Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola logo em seguida da produção |
2ª Atividade a ser desenvolvidas por ano
Série/ano | Atividades na STE | Atividades na Sala de aula |
6º ANO | 1.Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir poesia com o título SER ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção |
7º ANO | 1.Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir poesia com título DIA DO ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio/grupo para a produção |
8º ANO | 1.Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir uma paródia com tema Dia dos estudantes Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio/grupo para a produção |
9º ANO | 1.Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir uma paródia com tema Dia do estudante Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio/grupo para a produção |
OBS. Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola logo em seguida da produção e apresentação no pátio. |
3ª Atividades a ser desenvolvidas por ano
Gincana dia do Estudante
4ª ATIVIDADE:
Encerramento do projeto com alunos reunidos no com apresentação:
1. Poemas
2. Paródias
3. Dança