31 de mar. de 2011


Você sabia que já estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional EducaRede, promovido pela Fundação Telefônica? O prazo final para a inscrição é o dia 2 de maio.

Este ano, pela primeira vez, é possível participar com trabalhos criados com qualquer tipo de ferramenta pedagógica ligada às TIC, como blogs, wikis, webquest, trabalhos com Google docs, speaking images, canais de podcast ou de YouTube, usos didáticos das redes sociais etc.
Informações sobre o Prêmio Internacional Educarede, os prazos de entrega de trabalhos e as bases para inscrição podem ser consultados aqui: www.educared.org/premiointernacional

Pós-graduação em Mídias na Educação

Iniciou-se nesse sábado dia 26 de março uma nova turma da pós-gradução em Mídias na Educação, é um programa a distância, com estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação - TV e vídeo, informática, rádio e impressos - de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.


Pelo NTE de Naviraí estão participando da formação o multiplicador Emerson Luiz de Oliveira, o técnico Rodrigo Nascimbeni, bem como os professores das STEs Deusdete Rodrigues Simões, Pollyana Cristina Hoffman, Elisângela Pereira da Silva, Dayane Aparecida de Oliveira Costa e Rozeane Jara Puker.

29 de mar. de 2011

MODELO DA FICHA DE AVALIAÇÃO DOS BLOGS


Estas fichas estão sendo disponibilizadas aos responsáveis para avaliação dos blogs e estamos a disponibilizando neste blog para que todos os concorrentes deste concurso, tenham acesso aos critérios de avaliação de forma específica.
Espero que tenha ficado bem claro a forma de avaliação.
Obrigado pela participação.


















   



14 de mar. de 2011

PROFESSORES SELECIONADOS PARA O CURSO - JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

PARA VER A RELAÇÃO DE PROFESSORES SELECIONADOS CLIQUE AQUI


4 de mar. de 2011

NTE de Naviraí lança o

I Concurso de Blog - EDUCABLOG





O Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí, lança o 1º Concurso de Blogs – “EDUCABLOG” promovido por esta núcleo nos meses de março até agosto de 2011.


Este projeto faz farte do conjunto de ações deste NTE a serem desenvolvidas para implementar uma política contínua de uso pedagógico das tecnologias de comunicação e interação na comunidade escolar e os demais municípios de jurisdição do NTE de Naviraí, com o objetivo de fomentar e promover o uso dos computadores e das ferramentas disponíveis na web para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar nos referidos municípios. Envolverá direção, coordenação, professores regentes, professores das salas de tecnologia educacional, alunos e a comunidade.

OBJETIVO GERAL


Promover o uso dos blogs como recurso pedagógico de divulgação de conteúdos e informações nas escolas, enquanto ferramenta instigadora de interação e construção coletiva de conhecimento dentro e fora do espaço escolar.



REGULAMENTO DO CONCURSO EDUCABLOG 2011


DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

O Concurso EducaBlog é uma ação do Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí para promover o uso de blogs como ferramentas pedagógicas nas Escolas Estaduais e Municipais do jurisdicionadas ao NTE de Naviraí.

DAS INSCRIÇÕES E DA PREMIAÇÃO


 - DAS INSCRIÇÕES

Cada escola poderá concorrer com um único blog.

 - DA PREMIAÇÃO

O concurso premiará:

• os três primeiros colocados, dentre os blogs inscritos;
• 1º prêmio: NOTEBOOK
• 2º prêmio: NETBOOK
• 3º prêmio: FILMADORA

• um blog escolhido pelos internautas em votação on line por meio de enquete.

Prêmio: NOTEBOOK

AVALIAÇÃO
Serão avaliados por uma comissão julgadora composta por convidados, conforme o edital.

DO PÚBLICO ALVO, CRITÉRIOS E DATAS

Podem participar do concurso, as escolas estaduais e municipais de ensino fundamental e médio dos municípios de abrangência do NTE de Naviraí.

As inscrições devem ser realizadas entre 08/03/2011 à 18/03/2011 , através do formulário disponível nos endereços: http://nte-navirai.blogspot.com ou www.nte-navirai.webnode.com  

• A comissão organizadora publicará no mesmo site a confirmação dos inscritos;


• O blog participante será acessado em um link no blog do NTE, no seguinte endereço http://nte-navirai.blogspot.com, na lista de links identificada como EducaBlogs.

DA COMISSÃO JULGADORA

I. A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelo NTE de Naviraí. Estes jurados não devem pertencer ou residir na região de abrangência do concurso, e devem ser, necessariamente, sujeitos envolvidos em atividades de educação e/ou tecnologias: preferencialmente professores/multiplicadores que atuem em outros NTEs do estado e webdesigners ou webmasters que atuem em instituições educativas ligadas a COTEC. Não podem participar da comissão julgadora, os multiplicadores do NTE que promove o concurso. Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento. Estes checklists deverão ser respondidos durante o período de avaliação. E ao final deste período, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação dos resultados obtidos.

DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO


II. A avaliação será realizada entre 21 de março a 08 de julho de 2011. Caberá ao(s) autor(es) do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e a interação no blog durante este período. A atualização do blog e a interação ocorridas durante o período de férias ou recesso escolar serão avaliadas positivamente pela comissão julgadora.

DOS RESULTADOS


III. O resultado do concurso será divulgado durante o III encontro de professores das STE da Jurisdição de Naviraí a ser promovido pelo NTE de Naviraí em Agosto de 2011, em data a ser definida.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

I. Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos.

1.Conteúdo:


• O blog deverá ter seus objetivos claramente informados no blog e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes com o tema do blog;

• O blog deve ser atualizado continuamente, pelo menos duas vezes por semana;

• O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola ou professor);

• Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, com disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web.

• O texto não deve conter erros gramaticais: de ortografia ou concordância;

• Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada ‘duplicação de conteúdos’ na Internet, creditando sempre o autor do texto citado.

• O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos de hipermídia que visem ao aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente creditados.

2. Design

• O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: fundo claro e fonte escura, evitando a profusão de cores, mas o autor poderá aplicá-las com moderação na distribuição dos elementos da(s) páginas(s). A fonte deve ter tamanho e uso adequados, podendo se utilizar de recursos como negrito, itálico entre outros destaques, em textos, parágrafos ou palavras específicas.

• O blog deverá conter imagens para enriquecer o conteúdo, porém deve fazê-lo de forma adequada: tamanho proporcional, disposição da imagem no post ou página; e pertinência da imagem com o tema abordado. Toda imagem deve ser creditada ou deve ser citada no final da postagem a origem ou site de onde se extraiu a imagem ou o informar o autor da(s) mesma(s). Será avaliado negativamente o blog que não fizer os devidos créditos, pois o mesmo estará incorrendo na violação de direitos autorais.

• O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema e nome do mesmo, com informações específicas sobre a escola. Os cabeçalhos personalizados também serão considerados na avaliação de design. Serão consideradas as informações e a criatividade nas imagens utilizadas no nome ou título do blog que se apresentarem no cabeçalho.

• Serão considerados elementos de página obrigatórios: perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições de cunho educacional; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas pelos usuários que usam conexões de baixa velocidade.

3. Interação

• O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog. Mas terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem, pois serão avaliados no aspecto interatividade;

• Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;

• Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro;

• Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade na ferramenta.

. Caberá aos participantes, baixar o regulamento e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o NTE de Naviraí.

. Os casos omissos serão julgados forma soberana e irrecorrível pela comissão organizadora do concurso.

Comissão Organizadora
Multiplicadores do NTE de Navirai
Apoio COTEC

Observação importante: os prêmios serão definidos em breve e divulgados aqui no blog.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI.

08 de Março dia Internacional da Mulher



Uma caminhada em busca de respeito, de direitos iguais, de felicidade e segurança, de carinho e de amor. Uma caminhada que começa; todos os dias , mas que não termina nunca…
Uma caminhada para quem tem força e a determinação de enfrenta-la assim, com a serenidade de quem vive mais um dia.
Desejo à todas as mulheres que acompanham o Blog do Nucleo de Tecnologia de Navirai que à cada passo dessa caminhada,vocês possam sempre seguir em frente e ir cada vez mais longe .

Feliz Dia Internacional da Mulher!





Kits da provinha Brasil serão distribuídos neste mês

Durante este mês, as escolas públicas receberão os kits para a aplicação da Provinha Brasil de Leitura 2011. A novidade é que, a partir de agosto, chegará às Redes de todo o País o kit da Provinha Brasil de Matemática.

Para saber mais informações click no link abaixo
http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=134936&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar


As escolas da Rede Pública de Ensino têm até 31 de maio para fazer a inscrição no Prêmio Gestão Escolar Ano Base 2010. A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no País.


Para saber mais informações click no link abaixo :
http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=134770&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213
Abertas as inscrições para o exame nacional de certificação em Libras


Desde o dia 1º de março estão abertas as inscrições para a quinta edição do Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para certificação de proficiência na tradução e interpretação de libras-português-libras (Prolibras). O Prolibras certificará pessoas surdas ou ouvintes fluentes nessa linguagem que já concluíram o ensino superior ou ensino médio.
Os certificados obtidos por meio desse exame poderão ser aceitos por instituições superiores ou de educação básica, como títulos que comprovem a competência no uso e no ensino de libras ou na tradução e interpretação da língua.
O exame é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e desenvolvido por instituições federais de ensino superior, selecionadas por chamadas públicas. As inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de março, pela internet. As provas serão realizadas nos dias 1º e 3 de maio.
Para participar do exame, é necessário acessar a página do Prolibras na internet (http://www.prolibras.ufsc.br/), preencher integralmente o formulário de inscrição, imprimir o comprovante de requerimento de inscrição e o boleto bancário no valor de R$ 30,00, e pagá-lo até o dia 1º de abril.
A isenção da taxa poderá ser solicitada no ato da inscrição até o dia 20 de março. Podem pedir o benefício as pessoas assistidas pelo Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e amparadas pelo decreto n° 6.135. O deferimento ou não do pedido de isenção será divulgado a partir do dia 25 de março, também na página do Prolibras. O requerente que não conseguir a isenção deverá efetuar o pagamento da taxa para validar a participação no Prolibras. A confirmação da inscrição, com o local de aplicação da prova e os dados do participante, estará disponível para consulta na página do Prolibras ou da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de 20 de abril.
Ainda na inscrição, o participante deverá informar em qual município fará a prova. O exame será aplicado em instituições de ensino das seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Maringá (PR), Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria (RS), São Carlos (SP), São Cristóvão (SE), Niterói (RJ), São Luís, São Paulo, Teresina, Uberlândia (MG) e Vitória.
O Prolibras é realizado em duas etapas: uma prova objetiva e uma prova prática. A primeira é composta por 20 questões de múltipla escolha sobre a compreensão da linguagem de Libras, e ocorrerá às 15 horas (horário de Brasília), do dia 1º de maio, com duração de duas horas. Os participantes com pontuação igual ou superior a 12 pontos na prova objetiva estarão habilitados a participar da última etapa do processo.
A prova prática será realizada às 14 horas (horário de Brasília) do dia 3 de maio, com duração de 15 minutos para cada participante. O resultado da prova objetiva e o cronograma para a realização da prova prática serão divulgados no local de realização da prova objetiva e pela internet, às 14 horas do dia 2 de maio.
Será certificado o candidato que alcançar a média mínima seis na prova prática, que vai de zero a dez, tiver concluído os ensinos médio ou superior, dependendo do nível da certificação, e que tiver entregado todos os documentos solicitados no dia da prova prática. O diploma de certificação será expedido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).




Fonte: Notícias MS

3 de mar. de 2011

SED divulga resultado do processo de seleção

de professores para Salas de Tecnologias


Divulgado o resultado do 6º processo de escolha de professores para atuar em Salas de Tecnologias Educacionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

O resultado está disponível no endereço:

http://intra.sed.ms.gov.br/ste/consulta_nota.aspx

fonte: SED - MS
Avaliação do Professor


O Ministério da Educação publica nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, portaria normativa que institui a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente, que será realizada uma vez por ano, de forma descentralizada, em todas as unidades da Federação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será o responsável pela coordenação e aplicação da prova, prevista para começar a ser aplicada em 2012.


A participação do professor é voluntária e o uso dos resultados para seleção de docentes pelas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal será por adesão ao exame. A realização da prova nacional tem uma série de objetivos, entre eles, subsidiar as redes públicas de educação na realização de concurso para admissão de docentes e conferir parâmetros de auto-avaliação aos participantes.


Para mais informações, clique aqui.