26 de out. de 2010

PROFUNCIONÁRIO INICIA SUA SEGUNDA JORNADA

A aula inaugural da segunda demanda do curso técnico profissionalizante Profuncionário aconteceu nessa sexta-feira, 22 de outubro de 2010 nas dependências da Câmara Municipal de Naviraí, MS, o projeto é vinculado ao estado e abrange os municípios de Naviraí, Itaquiraí e Eldorado.
O evento contou com a participação de várias autoridades representando os respectivos municípios que contemplam o projeto, dentre eles destacamos a presença dos secretários de educação de Naviraí, Cesar Martins da Fonseca e de Eldorado Mario Coelho, coordenadora geral do curso no estado Cristiane, diretor do curso Mauricio Candido, diretora da escola executora Presidente Médici de Naviraí Ilidia Luzia Candido de Barros, da diretora da escola executora escola estadual Eldorado da cidade de Eldorado Maria José Cordeiro, coordenadora do curso Eunice Cardoso, vereador Léo Matos, entre outras autoridades presentes.
A aula teve inicio com uma belíssima apresentação de uma dança folclórica pela APAE do município de Naviraí, a qual foi muito emocionante e aplaudida em pé pelos expectadores presentes.
Logo após foi entoado o hino nacional seguido pelo hino de Mato Grosso do Sul. Dando continuidade foi feita uma transposição dos materiais didáticos do curso que foram passados dos cursistas da primeira turma para os estudantes da segunda turma, onde os mesmos simbolizavam a importância do conhecimento adquirido no decorrer do curso.
O professor Ciro José Toaldo fez uma explanação sobre a importância do curso técnico profissional na área da educação que tem a função e a missão de habilitar o funcionário a exercer, como técnico, uma das profissões não docentes da educação escolar básica. Concluiu sua fala dizendo da importância da ampliação dos conhecimentos sobre a estrutura e a operação da educação, em todas as redes, e que o funcionário deve desenvolver através desse curso o seu novo papel como cidadão, educador e profissional das escolas e dos órgãos dos sistemas de ensino.
A aula foi finalizada com o hino Profuncionário, de autoria da professora Meire Apolinário, interpretado nessa ocasião por Alessandro Félix, tutores e estudantes do curso Profuncionário.

25 de out. de 2010

PRIMEIRO ENCONTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

Nos dias 22 e 23 de outubro nas dependências do Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí aconteceu o Primeiro Encontro do Curso de Especialização em Gestão Escolar, que tem como um dos seus objetivos contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo dos gestores que atuam nas escolas públicas, numa perspectiva democrática.
São múltiplos os desafios e as questões com que se deparam os dirigentes escolares no seu cotidiano e que poderão encontrar respostas em um curso que favoreça a reflexão, o diálogo entre os participantes e a construção de propostas capazes de subsidiarem o trabalho pedagógico nas escolas.
Com esses objetivos, buscam o apoio da universidade para fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação, mediante, por exemplo, a oferta deste curso de especialização que está sendo realizado em 10 universidades federais, para 400 gestores e gestoras nesta segunda etapa. Foi com grande alegria que o NTE de Naviraí, em parceria com a UFMS, Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e a UNDIME, sediou a segunda versão do curso de Especialização da Escola de Gestores.
O NTE, através do assistente de turma Professor Maurício Candido, terá uma função primordial na realização deste curso, no sentido de dar suporte técnico aos gestores e supervisores escolares, fazendo uma ponte de ligação com os cursistas com a coordenação e os professores da UFMS.
E os gestores estarão desenvolvendo um trabalho que envolverá toda comunidade escolar.Estão participando do curso os diretores e supervisores dos municípios de Amandina, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Juti, Taquarussú e Naviraí.

15 de out. de 2010

Querido Mestre

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante…
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora… Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)