29 de jun. de 2010

Curso Introdução a Educação Digital


Iniciou no mês de junho/2010 o Curso Introdução a Educação Digital – Linux Educacional (40 horas). Com turmas em Naviraí, Igualtemi e Juti.
O curso tem o objetivo de propiciar aos multiplicadores do Proinfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de Projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e a convergência de mídias e tecnologias de educação existente na escola.
O curso é semi-presencial, sendo quatro encontros presencias e desenvolvimento de atividades à distância.




Prêmio Viva leitura 2010


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Viva leitura 2010, iniciativa que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer experiências relacionadas à leitura. Esta é a quinta edição do Viva leitura, que tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil. Durante as quatro edições anteriores, cerca de 8,5 mil projetos já foram inscritos.
O Viva leitura é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), dos ministérios da Cultura e da Educação. O Prêmio tem execução e patrocínio da Fundação Santillana.
Trabalhos em prol da leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro podem ser inscritos em três categorias distintas, concorrendo a um prêmio de R$ 30 mil por categoria. São elas: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; e (3) Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais.


Mais informações acesse o site:
http://www.premiovivaleitura.org.br/
Concorra ao 2° Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade


O Instituto Ecofuturo lançou, nesta semana, a 2ª edição do Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade que, em sintonia com o Ano Internacional da Biodiversidade, convida educadores de todo o país a elaborarem projetos pedagógicos com o tema Saber Cuidar. As inscrições serão de 25 de junho a 25 de agosto e deverão ser realizadas pelo hotsite do prêmio.
O tema objetiva provocar reflexões que levem os envolvidos a compreenderem melhor o lugar onde vivem, bem como a perceberem a interconexão que existe entre tudo e todos.
Serão premiados professor e escola. Para consultar o regulamento e efetuar a inscrição, acesse o site:
www.ecofuturo.org.br/premio

Participem!!!

24 de jun. de 2010

NTE de Naviraí recebe capacitação de conferência WEB


Ontem, 23 de junho de 2010 nas dependências do NTE – Núcleo de tecnologia Educacional aconteceu à capacitação “WEB Conferência” com o Técnico da COTEC Enderson.
Participaram dessa capacitação todos os Multiplicadores deste NTE.
Na ocasião o Técnico apresentou o Recurso e suas funções e, ao mesmo tempo, os multiplicadores aprimoravam a prática da utilização deste recurso que futuramente poderão usar para implementar os cursos a distância.

17 de jun. de 2010

Abertas inscrições para o ENEM 2010


As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, segundo anúncio realizado pelo Presidente do Inep Joaquim Jose Soares Neto, ocorrerão entre 21 de junho e 9 de julho, via internet, e as provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010. No momento da inscrição, o aluno deverá informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório. Mais informações serão divulgadas em edital, a ser publicado.
Para quem realizou o ENEM 2009, começou o período de inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que vai até 14 de junho e selecionará os candidatos às vagas disponíveis nos institutos federais e universidades federais e estaduais que aderiram ao Sistema para a oferta de vagas para o segundo semestre de 2010.
Mais informações nos sites:


http://portal.mec.gov.br
http://www.inep.gov.br

11 de jun. de 2010

NTE de NAVIRAÍ participa em Brasília do
Encontro ProInfo Integrado/2010 – Região Centro Oeste


No período de 06 e 09 de junho /10, aconteceu em Brasília, o Encontro ProInfo Integrado/2010 – Região Centro Oeste, promovido pela SEED/MEC, com representantes dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Amazônia, Roraima, Rondônia e Acre .
Mato Grosso do Sul contou com uma delegação de 22 participantes, 10 diretores dos NTEs, 02 representante da COTEC, 04 representante da CORGES e 06 representante da UNDIMES
O Encontro teve como objetivos de:
- Apresentar as metas dos programas e projetos da SEED/MEC já em curso, bem como os novos previstos para 2010, esclarecendo dúvidas dos dirigentes de educação dos estados e municípios e discutindo com eles as melhores alternativas para solução de dificuldades observadas na implementação das ações conjuntas;
- Permitir que os gestores das redes estaduais e municipais de ensino público troquem entre si informações e experiências, de modo a equalizar as formas de implementação dos programas e projetos da SEED/MEC, em benefício da qualificação do uso da tecnologia educacional nas escolas públicas, alcançando os melhores resultados almejados;
- Realizar atendimento individualizado aos governos estaduais e municipais, esclarecendo as dúvidas e encaminhando, se possível durante o próprio evento, providências para solução dos problemas específicos;
- Promover a integração pessoal e profissional entre os dirigentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, que se articulam em torno das Coordenações Estaduais do ProInfo e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).





10 de jun. de 2010

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
Entre o dia 08 e 28 de junho de 2010, Escolas públicas Escolhem os livros didáticos



Entre os dias 8 e 28 de junho, escolas públicas que oferecem as séries inicias do ensino fundamental terão que escolher os livros didáticos que serão utilizados entre 2010 e 2012 pelos estudantes desta etapa. Para orientar escolas e secretarias de educação, o MEC (Ministério da Educação) réune até esta quarta-feira (3) em Brasília gestores de 150 municípios do Norte e Centro-Oeste. Já foram realizados quatro encontros semelhantes em outras regiões.
Os guias que listam as obras disponíveis no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010 já estão chegando às escolas. "Nós estamos fazendo todo esse trabalho de preparação para a escolha, orientando os gestores sobre como foi o processo de avaliação e quais as possibilidades oferecidas", explicou a coordenadora-geral de materiais didáticos do MEC, Jane Cristina da Silva.
As obras que compõem o PNLD passam por uma série de triagens. Primeiro, as obras são pré-avaliadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Secretaria de Educação Básica do MEC. Em seguida, comissões formadas nas universidades públicas avaliam o material do ponto de vista pedagógico. Após a escolha de um conjunto de livros para cada disciplina é a vez de a escola selecionar as obras que mais se adequam ao projeto pedagógico da unidade.
Fonte: UOL Educação/ Agência Brasil
Site da SED - Escolha do Livro Didático PNLD 2011 - 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental - Período: 21/06 a 4/07/2010. "NÃO PERCAM O PRAZO!"Escolha do Livro Didático PNLD 2011 - 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental - Período: 21/06 a 4/07/2010. "NÃO PERCAM O PRAZO!"

Mais informações entre no link abaixo: