25 de mai. de 2010

Instituído Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24, institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O exame, que será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), avaliará conhecimentos, competências e habilidades de profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição do exame, que é anual, se realizará em 2011.O exame deverá subsidiar a contratação de docentes para a educação básica pelos governos estaduais e municipais. As secretarias de educação interessadas definirão a forma de utilização dos resultados do exame para fins de contratação de docentes.

Para mais informações,
clique aqui

Fonte: MEC

18 de mai. de 2010

UEMS oferece 200 vagas para professores
da rede pública

Encontram-se abertas as inscrições para professores da rede pública de ensino para os cursos de graduação de oferta especial. As inscrições podem ser feitas via Plataforma Freire no período de 10 a 29 de maio de 2010, para os cursos que terão início no segundo semestre de 2010.
A Uems está oferecendo 200 novas vagas para cursos de graduação presenciais no referido semestre, sendo 150 para o curso de letras/espanhol (Unidades de Dourados, Jardim e Campo Grande) e 50 vagas para o curso de licenciatura em computação (Unidade Universitária de Nova Andradina). Os cursos serão ofertados às sextas-feiras e sábados.

Mais informações pelo site: http://freire.mec.gov.br ou pelo e-mail:
parfor@uems.br.

Fonte: Uems

Naviraí forma 1ª turma do Curso Profuncionário em
14 de maio de 2010


Em cerimônia que aconteceu no Salão Paroquial iniciada as 19 horas desta sexta-feira (14), o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) procedeu a solenidade de formatura da primeira turma do Curso Técnico de Formação (Profuncionário). Essa formatura foi um momento histórico para formandos, autoridades, gestores, coordenadores, tutores, familiares e toda a comunidade naviraiense.O curso foi ministrado em Naviraí numa parceria entre o Governo Federal e Estadual com a Prefeitura Municipal, o que proporcionou condições para que funcionários do setor educacional pudessem participar desse curso de qualificação profissional.
Aqui em Naviraí, o Projeto Profuncionário iniciou com 150 cursistas, distribuídos nos quatro Cursos de Alimentação Escolar, Infra-estrutura material e ambiental, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar, havendo apenas 3 desistências, plenamente justificadas. Portanto, tivemos a formatura de 147 cursistas que venceram muitas etapas para chegarem a este dia tão especial: a formatura da Turma do curso Técnico Profuncionário, Cezar Martins da Foncêca.Compuseram a Mesa de Honra da formatura as seguintes autoridades: Aparecida Campos Feitosa, coordenadora das Tecnologias Educacionais do Mato Grosso do Sul, representante do governo Estadual e a Marlyse Badeca da Costa Oliveira coordenadora do Profuncionário Intermunicipal representando a Secretária Estadual de educação, Cheila Cristina Vendrami; Ronaldo Botelho, vice-prefeito, representando o prefeito Zelmo de Brida, Paraninfo da Turma; César Martins Foncêca, gerente de Educação e nome da Turma; Maurício Cândido, diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional; deputado federal Antonio Carlos Biffi; deputado estadual Onevan de Matos; José Odair Gallo, presidente da Câmara Municipal; Eunice Cardoso de Oliveira, coordenadora municipal do Profuncionário; e Ilidia Cândido de Barros, diretora da Escola Médici, onde foi ministrado o curso.Na seqüência aconteceu a entrada dos formandos com seus respectivos tutores dos cursos de Técnico em Alimentação Escolar, Meio Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura Escolar – turmas A e B; Multimeios Didáticos; e Secretaria Escolar – turmas A e B.Coube a professora Aparecida Campos Feitosa, representante do Governador André Puccinelli, fazer a abertura solene da cerimônia de formatura da turma do Profuncionário de Naviraí.Após foi executado o Hino Nacional Brasileiro e deu-se o pronunciamento das autoridades que compuseram a mesa de cerimônia.Como oradora da turma, fez seu pronunciamento a formanda Fátima Maria Curtulo, da turma de Secretaria Escolar B, que discursou em nome de todos os formandos, enquanto que o juramento foi realizado pela formanda Marlene Barbosa dos Santos Silva.Na seqüência aconteceu a entrega dos Certificados a cada um dos formandos do Profuncionário de Naviraí, em sua primeira turma.Antes de encerrar a solenidade de formatura, algumas autoridades e diretores escolares foram homenageados pelos formandos do curso. Entre os homenageados estava a ex-secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul Nilene Badeca da Costa e a ex-gerente de Educação de Naviraí Cleuza Campos Marques da Silva, as quais foram articuladoras e implementadoras do curso Profuncionário em Naviraí.
Como forma de agradecimento, foram homenageados os diretores das escolas estaduais e municipais de Naviraí com presentes confeccionados pelos próprios cursistas. Também os palestrantes que colaboraram com seu conhecimento em diversas áreas para enriquecer a aprendizagem dos cursistas receberam uma lembrança em nome da equipe Profuncionário.
Tivemos a apresentação da música Profuncionário pelos cursistas com o acompanhamento do músico Alessandro Félix.
A Cerimônia de colação de grau foi finalizada com um vídeo organizado pelos tutores registrando toda a trajetória do curso em seus principais acontecimentos.

17 de mai. de 2010

Início do Curso das TICS em Eldorado e Mundo Novo



No dia 29 de abril de 2010 teve início o Curso de TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, nas cidades de Eldorado e Mundo Novo.
Neste Encontro inicial que contou com a participação de 32 cursistas em Eldorado e 28 em Mundo Novo, a abertura oficial do Curso foi transmitida simultaneamente para todos os cursistas, pelo Diretor do NTE de Naviraí, Mauricio Candido, através do site do NTE, ao vivo.
Em Eldorado, a Tutora/Bolsista Dayane Aparecida Oliveira Costa e a Multiplicadora do NTE, Maria Madalena Ribeiro Moleiro são as responsáveis pelo curso.
Já em Mundo Novo, o curso ficará a cargo da Tutora/Bolsista Josy Kellen Scudeler e do Multiplicador do NTE, Márcio Albino.
O curso que tem por objetivo capacitar professores e gestores para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação foi recebido em sua aula inaugural com muito entusiasmo e determinação por todos os cursistas.







Seminário discute criação de lei para Internet


Com o objetivo de determinar regras mínimas e definir responsabilidades sobre o uso da rede, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Assuntos Legislativos, iniciou em 2009 um debate com a sociedade para a elaboração do Marco Civil da Internet -uma proposta preliminar de lei brasileira para a web. “Vamos poder contar, no Brasil, com uma espécie de constituição da Internet proposta a partir de um amplo debate nacional”, disse o ministro. veja mais informções no link abaixo:
http://www.educar.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=106809&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213
Prorrogada as inscrições para Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr)


A nova data-limite para o envio eletrônico das inscrições para Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr) será até 03 de junho de 2010, conforme consta no Diário Oficial n. 7704, de 12 de maio de 2010. As inscrições podem ser realizadas no portal da Fundação/SIGFUNDECT, no endereço http://fundect.ledes.net/ onde o edital encontra-se na íntegra.
O passo a passo para o preenchimento e envio da proposta encontra-se disponível no link:
http://fundect.ledes.net/manager/titan.php?target=openFile&fileId=201
Mais informações, entrar em contato com a Diretoria Científica da FUNDECT-
Rua São Paulo, 1436, Vila Célia, próximo à Igreja São João Bosco.
Campo Grande (MS) - CEP 79.010-050.
Telefone: (67) 3351-9973
E-mail:
secretaria@fundect.ms.gov.br
Inicia segunda etapa da turma de Competências Básicas do curso Formação Pela Escola em Naviraí




Neste mês de maio aconteceu no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Naviraí o início de mais uma etapa do curso “Formação pela Escola” sendo que a mesma ocorreu em dois horário dia 12 as 19h e dia 15 as 7:30 sob a tutoria das professoras Nelci Hasper e Dayane Aparecida , o mesmo destina-se a toda a comunidade escolar, ou seja, a professores gestores e funcionários administrativos, alunos e pais de alunos. O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola que iniciou no ano de 2009 em Naviraí ,consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. Naviraí é mais uma vez referência na educação participando dessa parceria entre o Fundo Nacional de Educação (FNDE), Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e Gerência Municipal de Educação (Gemed) e sai na frente na busca de conhecer, conscientizar e utilizar-se deste programa do Formação pela Escola.


14 de mai. de 2010

SED abre cadastro para escolha de profissionais para atuarem nos Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico - CAATs/Programa Inclusão Digital


A Secretaria de Estado de Educação publicou no Diário Oficial do dia 13 de maio de 2010, nas páginas 05 e 06, o Edital n.4/2010, para conhecimentos dos interessados, a abertura das inscrições para cadastramento de profissionais que desejam atuar nos Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico - CAATs/Programa Inclusão Digital, da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, para o ano letivo de 2010.
Mais informações acesse:
Inscrições do Curso Inclusão a Educação Digital – Linux Educacional


Estão abertas as pré-inscrições para o curso de Introdução a Educação Digital – Linux Educacional (40 horas) entre os dias 12/05 e 19/05. As inscrições serão realizadas pelos professores da STE.
Maiores informações procure o professor da STE ou ligue para 0800-647 5560.

10 de mai. de 2010

Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA: Projeto Eratóstenes



O Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (Argentina), juntamente com o Laboratório Pierre Auger, Universidade Tecnológica Nacional, Regional Mendoza (Argentina) e a Associação Física Argentina, promovem o Projeto Internacional Eratóstenes, cujas atividades reproduzirão o experimento de Eratóstenes (um grego que, há mais de 2000 anos atrás, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes).
O Projeto Eratóstenes é divulgado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA e vinculado ao Programa Casa da Ciência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Para participar, as escolas devem se registrar na homepage oficial do Projeto, que possui uma tradução em português, no período de 01 de abril a 10 de junho de 2010.
O site oficial do Projeto Eratóstenes é:
http://difusion.df.uba.ar/Erat/eratPort.htm
A medição ocorrerá entre 18/06/10 e 24/06/10 (de acordo com as condições climáticas e a gestão de cada escola), preferencialmente em 21/06/10, ao meio-dia solar.
Em 21/06/10, entre 9h00 e 16h00 (hora de Buenos Aires, sendo o igual ao horário de Brasília) ocorrerão videoconferências entre algumas escolas participantes para a troca de ideias, dados e comentários entre estudantes de diferentes países.

Fonte: Coordenadoria de Educação Básica. COEB/SED.
Homenagem ao Dia das Mães


No dia 07 de maio de 2010, foi realizada no Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí, uma homenagem às mães que ali trabalham em comemoração ao seu dia, que este ano foi comemorado no dia 09/05/2010.
O diretor Mauricio Candido presidiu a homenagem.
Parabéns a todas as mães.



7 de mai. de 2010

NTE DE NAVIRAÍ INICIA O CURSO DE:
"TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TICs – (100 horas)”


No dia 05/05, no período noturno, teve início no NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí, o curso TIC - Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensino com as TIC's.
Os cursistas desta turma contarão com a tutoria professora Josy Kellen Scudeller e do multiplicador do NTE Márcio Albino.
Também iniciou no dia 06/05, no período noturno, outra turma deste referido curso. Esta turma terá a tutoria da professora Jackeline Cerri Nabarro e do multiplicador deste NTE, Émerson Luiz de Oliveira.
Este curso é de 100 horas, sendo que, serão 05 encontros presenciais de 04 horas, e o restante, será realizado à distância, no ambiente E-proinfo.

HOMENAGEM PARA AS MAMÃES

FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!

SÃO OS VOTOS DO NTE DE NAVIRAÍ

Início do Curso das TICS em Iguatemi


No dia 05 de maio de 2010 teve início o Curso de TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, no município de Iguatemi nas escola Marcílio Augusto Pinto e Paulo Freire.
Neste Encontro inicial, que contou com a participação de 32 cursistas na escola Marcílio Augusto Pinto e 28 cursistas na escola Paulo Freire, a abertura inicial do Curso foi transmitida simultaneamente para todos os cursistas, pelo Diretor do NTE de Naviraí, Mauricio Candido, através do site do NTE, ao vivo.

Os cursistas da escola Marcílio Augusto Pinto terão como tutores a Tutora/Bolsista Jackeline Cerri Nabarro e o multiplicador do NTE Émerson Luiz de Oliveira. Os cursistas da escola Paulo Freire terão como tutoras a Tutora/Bolsista Dulce Delevatti e a multiplicadora do NTE Cleusa Sarturi.
O curso que tem por objetivo capacitar professores e gestores para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação, foi recebido em sua aula inaugural com muito entusiasmo e determinação por todos os cursistas.


Segue abaixo algumas fotos dos cursistas da escola Marcílio Augusto Pinto






6 de mai. de 2010

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010


Estão abertas até o dia 2 de julho as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. O prêmio tem o intuito de valorizar e reconhecer os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam tecnologia em processos de ensino e aprendizagem. Para os profissionais de educação que quiserem concorrer, acesse o site www.educadoresinovadores.com.br e siga as instruções.

Para o prêmio, foram oferecidas duas categorias. Na primeira, que é ensino básico, está permitida a inscrição de duplas de educadores e gestores da Rede Pública de Ensino independente da sua área de atuação, ou órgãos e instituições educacionais. Dentro da categoria, serão premiadas três categorias: Inovação em comunidade, colaboração e conteúdo.

Já na categoria ensino técnico, podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas. Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.
Mais informações acesse www.educadoresinovadores.com.br

Fonte: SED

4 de mai. de 2010

CONVITE


A Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto convida a todos para a Mostra Pedagógica, que acontecerá no dia 04 de maio, terça-feira, às dezenove horas, na própria escola, como encerramento do Módulo I do Curso do Normal Médio.
No decorrer dos estudos os professores favoreceram a interação linguística que se estabelece entre os diferentes participantes de uma situação comunicativa, os quais devem ajustar-se à palavra. E partindo da palavra, em seu âmbito maior, os alunos puderam confrontar pontos de vista, desenvolver novos saberes, vivenciar suas próprias construções literárias, realizar atividades pedagógicas com significado, percebendo assim, que são protagonistas de sua própria ação.

A noite terá como representação maior a exposição das pastas pedagógicas, os jogos didáticos, slides dos principais momentos, que culminará com uma confraternização de todos os envolvidos, celebrando assim, o esforço e sucesso de todo o grupo e equipe.
A Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto localiza-se à Rua Petrona Romeiro Lopes nº 570, Vila Rosa, no Município de Iguatemi/MS.
Vale a pena conferir!


Direção: Valcir Ferreira da Silva
Cleonice Ananias Veloso

Coordenação: Elza Aparecida Coutinho Monzani

Corpo Docente: Miriam Krenczynski (Gestão)
Flaviano da Silva (História)
Léa de Castro Baptista (Filosofia)
Janete Gnoatto de Souza (Organização do fazer pedagógico)
Maria Lúcia Andrade Aires (Leitura e produção de texto
)
Sistema de Ensino SER – Abril Educação

Site da Abril Educação, onde é disponibilizado alguns recursos tecnológicos de acesso livre, como jogos, simuladores, provas, artigos, imagens entre outros.
Muito interessante, vale a pena conferir.
Para acessar clique em
Sistema de Ensino Ser

Fonte: Abril Educação
DNA – Desafio Nacional Acadêmico

A maior olimpíada escolar do Brasil

O Desafio Nacional Acadêmico é um evento nacional de caráter cultural voltado aos alunos e professores do ensino fundamental e médio. A sua concepção tem como princípio pedagógico o conceito de Webquest, que traz uma nova visão do uso da Internet como ferramenta de ensino. Seus principais objetivos são reunir em um mesmo evento alunos e professores de escolas públicas e privadas de todas as cidades brasileiras e testar a capacidade dos jovens de encontrar soluções para problemas complexos que vão além do aprendido em sala de aula.
Mais informações acesse
http://www.desafionacional.com.br/

Fonte: DNA

3 de mai. de 2010

Professores e diretores de escolas devem fazer a sua seleção de obras


Professores e diretores das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país já podem começar a estudar e debater com suas equipes pedagógicas sobre os livros didáticos que deverão utilizar a partir de 2011. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou nesta quinta-feira, 29, em seu portal na internet, o Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2011.
O documento também será distribuído às escolas em versão impressa, em maio, e traz um resumo das obras selecionadas para a escolha dos professores e diretores. Além do guia, as escolas participantes receberão uma carta do FNDE com a senha para acessar o sistema de escolha pela internet.
Resultado de um processo de avaliação executado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, em parceria com universidades públicas, o guia é uma importante ferramenta de orientação aos professores. “Além de mostrar o conteúdo de cada obra, o guia também sugere caminhos pedagógicos para a prática do professor na sala de aula”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.
Termo de adesão – As obras escolhidas neste ano serão usadas por estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, englobando as seguintes disciplinas: português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês e espanhol). O período para os professores optarem pelos livros no portal do FNDE vai de 21 de junho a 4 de julho.
Torino lembra que só as redes de ensino público que oficializarem sua participação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por meio de termo de adesão, poderão escolher os livros didáticos para o próximo ano. “O prazo final para as secretarias estaduais e municipais e as escolas federais formalizarem essa adesão é 31 de maio”, avisa.
A autarquia encaminhou por correio o termo de adesão a todos os gestores do país. O documento deve ser assinado pelo prefeito municipal, pelo secretário de educação do estado ou pelo diretor da escola federal, e devolvido ao FNDE dentro do prazo, para que as escolas possam receber os livros.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Prêmio estimula a melhora do desempenho escolar

Escolas públicas estaduais, municipais ou conveniadas que possuam mais de cem alunos matriculados na educação básica podem participar do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2009. O dossiê que evidencia os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas e o processo de auto-avaliação escolar devem ser entregues até 14 de maio.
A entrega deve ser feita na Secretaria de Estado da Educação para registrar a candidatura aos comitês estaduais ou regionais de avaliação. O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), além de outras entidades. A escola classificada em primeiro lugar recebe R$ 15 mil. Há vários outros prêmios, incluindo viagem para os diretores.
O regulamento completo pode ser consultado na página do Consed (www.consed.org.br) .
ENEM 2010 prova será aplicada em 6 e 7 de novembro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na manhã desta sexta-feira, 30, que espera realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010 nos dias 6 e 7 de novembro. A intenção inicial, de aplicação das provas em outubro, esbarra no calendário eleitoral.
O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estudam nova data para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto inicialmente para 7 de novembro. Haddad disse esperar que o resultado do Enem saia na primeira semana de janeiro de 2011.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social