21 de nov. de 2008

A Escola Antonio Fernandes desenvolve projeto alusivo ao Dia da consciência Negra


Desde o Dia 18 de novembro, os alunos da Escola Estadual Antonio Fernandes, sob a orientação de seus professores, vêm apresentando trabalhos diversos alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra. Foram apresentações artísticas, como danças, capoeira, música, teatros; trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula: livro de receitas, minidicionário, cartazes, pinturas, entre outras atividades.
O projeto foi sugerido pela Multiplicadora Cleusa Maria Sarturi Pereira. No entanto, contou com a participação efetiva das professoras da Sala de Tecnologia, Márcia Macedo e Judite Chiuza, para organizar e coordenar os trabalhos com os professores da escola.
Como parte da programação, no dia 19 de novembro, a escola recebeu a visita do Soldado Bombeiro, Antonio da Matta Ramón, que fez um relato de sua vida, as dificuldades encontradas. Porém, o mais marcante em suas palavras, foi a determinação que o mesmo teve em vencer através dos estudos, pois segundo ele “eu via que todo mundo só saia da pobreza porque tinha estudado bastante”. Também, no mesmo dia, tivemos a presença do Professor João do Carmo Neves, mais conhecido como Professor Chocolate, que fez um bate-pato muito interessante com os alunos do 6º e 7º anos, sobre a história da escravidão no mundo e no Brasil.
Nós, do NTE, parabenizamos toda a Escola Antonio Fernandes: direção, coordenação, professores, alunos; enfim, toda a comunidade escolar pelo trabalho realizado com seus alunos.



Para ver mais fotos acesse:

http://nte-navirai.nafoto.net/



19 de nov. de 2008

Atividade à distância do Curso de Informática utiliza HAGÁQUÊ para a criação de belas histórias


O Curso de Informática Básica oferecido pelo NTE no mês de Setembro, sob coordenação da Multiplicadora Cleusa Maria Sarturi Pereira, resultou em trabalhos muito interessantes desenvolvidos nas escolas pelos professores cursistas. Esses trabalhos fazem parte do cumprimento de 4 horas à distância, para completar as 20 horas exigidas pela SED para a certificação de cursos.
Como mostra desses trabalhos, pode-se citar o projeto da Professora Arlinda Ribeiro Cardoso, da escola Eurico Gaspar Dutra, desenvolvido com uso do programa gratuito HAGÁQUÊ, disponível na web. Os alunos, sob orientação da referida professora, fizeram belas histórias em quadrinho, utilizando todos os recursos oferecidos por este software.
Segundo a professora Arlinda, “o projeto quer proporcionar aos alunos um momento de criação e reflexão sobre quais valores as histórias em quadrinhos querem agregar aos seus leitores, despertando assim o hábito da leitura crítica, da escrita, da criação e da produção.”




PARA VER MAIS FOTOS ACESSE:


http://nte-navirai.nafoto.net/


12 de nov. de 2008

MATRÍCULA DIGITAL

A Secretaria de Estado de Educação (SED) está implantando a matrícula digital em mais oito municípios. O programa já existe em Campo Grande e Dourados e neste ano estará também em Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Aquidauana, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas e Anastácio, em Navirai serão nas escolas Antonio Fernandes, Eurico Gaspar Dutra, Juracy Alves Cardoso, J.K. e Vinicius de Moraes, contemplando aproximadamente 6.500 alunos.
Em Navirai o NTE será a Central de Matricula, portanto nos dias 13 e 14 de novembro será realizado uma capacitação com os diretores, secretários e assitente administrativo para o bom êxito da matricula digital.
A matrícula digital atenderá os 55.964 alunos já matriculados na rede estadual de ensino nesses municípios e que estarão confirmando suas matrículas. Estarão envolvidas 166 escolas, correspondendo a 45% das unidades escolares estaduais. Também utilizarão deste sistema os alunos que queiram matricular-se na rede estadual de ensino.
A matrícula digital facilita a escolha da escola, utiliza critérios uniformes, oferece informações para o planejamento da rede, evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e proporciona à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda. Nos demais municípios, o procedimento será o convencional. A rede estadual de ensino estará oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio, EJA e educação profissional.
O processo é dividido em duas etapas: a primeira é para os alunos da rede estadual de ensino, que devem confirmar a sua permanência na rede estadual de ensino. Esta etapa permite à Secretaria de Educação saber quantas vagas serão disponibilizadas. Ela acontecerá em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Em Navirai acorrerá do dia 17 a 26/11. Todo pai de aluno da rede estadual de ensino deve dirigir-se a unidade de ensino. Após a confirmação da permanência, o aluno deverá renovar (efetivar) a matrícula. Este período será de 23 dias, ocorrendo de 15 de dezembro de 2008 à 06 de janeiro de 2009. Vale reforçar que a confirmação de permanência é necessária para os alunos que irão permanecer na mesma instituição de ensino onde estão matriculados no ano de 2008 e a mesma não dispensa a efetivação da matrícula, que deverão ser efetuadas por pais ou responsáveis para alunos menores de 18 anos.
A segunda etapa é para as matrículas novas. O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga. O interessado deverá acessar os endereços eletrônicos
www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br , de qualquer computador conectado a internet - seja em casa, na escola ou nas centrais de matrículas.
Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição. O candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga. A designação acontecerá em dois momentos para escola selecionada caso ela tenha vagas. A SED orienta para os estudantes ficarem alertas com o cronograma de seu município.





2º ENCONTRO DE ESCOLAS DE GESTORES EM NAVIRAÍ




No dia 08 de Novembro de 2008, foi realizado o segundo encontro presencial do curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar no NTE de Navirai– ESCOLA DE GESTORES UFMS/MEC/SED/GEMED/Navirai, juntamente com a primeira avaliação.
Neste encontro aplicou-se a Avaliação, a qual ocorreu no período matutino das 8:30 horas às 11:00 horas, A avaliação aconteceu em dois momentos distintos a fim de se contemplar exigências do MEC, em relação a processos de avaliação em cursos de Ensino a Distância, no qual o registro em meio concreto se faz necessário para fins de validação do curso. Sendo o primeiro momento a avaliação em que os cursistas realizaram a prova de forma manuscrita e outro digitando o texto para postagem no ambiente.